Programação

  • AVPIMA

    Este tutorial tem como finalidade mostrar as funcionalidades do AVPIMA,  abordando de forma prática as principais ferramentas utilizadas nas diversas atividades oferecidas pela DPIMA.

  • AVPIMA Mobile

  • Equipe AVPIMA

     

    .

    E-MAIL: avpima@dec.eb.mil.br

    • Tópico atual

      Ícones de Atividades

      O ícone Treinamento de Usuário do AVPIMA tem por finalidade ambientar o usuário no AVPIMA.

      O ícone Patrimônio Imobiliário tem por finalidade direcionar o usuário para as Atividades disponíveis no AVPIMA, referente a Patrimônio Imobiliário.

      O ícone Meio Ambiente tem por finalidade direcionar o usuário para as Atividades disponíveis no AVPIMA, referente a Meio Ambiente.

      O ícone Ap As Jurd DPIMA tem por finalidade direcionar o usuário para as Atividades disponíveis no AVPIMA, referente a Assuntos Jurídicos.

      O campo Solicitação de Sala Virtual visa disponibilizar o acesso ao usuário solicitar uma sala virtual para desenvolver uma atividade de seu interesse.

      O ícone EPCOM 2016 tem por finalidade mostrar ao usuário as atividades correntes no AVPIMA. Neste caso, o EPCOM 2016.

      O ícone Contatos DPIMA tem por finalidade mostrar ao usuário os contatos de militares da DPIMA.

      O ícone Calendário tem por finalidade mostrar os períodos das atividades desenvolvidas no AVPIMA, que o militar está inscrito.

      O campo Encontrar Atividades no AVPIMA visa facilitar a busca pela atividade desejada pelo usuário.

      • Mudança de SENHA do Usuário

        O Sr(a) deverá ir no ícone PERFIL para que possa mudar a sua senha. (Clique em "Mudar SENHA do Usuário")

        Além disso, em seu PERFIL você pode adicionar texto sobre você, seja informação profissional ou pessoal. Você terá acesso a um formulário, sugerimos que você leia atentamente cada informação pedida.
        Você pode, também, adicionar uma imagem em seu perfil. Para tanto, ela deve estar no formato .PNG ou .JPEG em seu computador.

      • Bloco Administação

        Modificar Perfil:

        Em seu perfil, você pode adicionar texto sobre você, seja informação profissional ou pessoal. Você terá acesso a um formulário, sugerimos que você leia atentamente cada informação pedida no bloco Dados Militares.
        Você pode, também, adicionar uma imagem em seu perfil. Para tanto, ela deve estar no formato .PNG ou .JPEG em seu computador.

        Mudar Senha:

        Será solicitada a senha atual e posteriormente o usuário deverá colocar sua nova senha, atentando para a exigência de que a senha deve ter ao menos 8 caracteres, ao menos 1 dígito(s), ao menos 1 letra(s) minúscula(s), ao menos 1 letra(s) maiúscula(s), ao menos 1 caracater(es) não alfanumérico.

        • Bloco Navegação

          O bloco Navegação está sempre presente, em todas as páginas do ambiente. As opções mostradas podem variar, dependendo da atividade que você esteja realizando, mas, no geral, ele exibe links para:
           a. Minha página inicial;
           b. personalização de sua página inicial pessoal, na qual constam suas entradas de diário, as atividades em que está inscrito(a), seus arquivos privados etc.;
           c. outras páginas do site, como: blogs, calendário, badges (conquistas) atribuídos pelas atividades etc.;
           d. seu perfil; e
           e. as atividades as quais o Sr(a) participa.

          • Fórum

            O Fórum é uma ferramenta de comunicação assíncrona muito versátil . É um espaço onde todos podem ver o que todos fazem, ainda que não ao mesmo tempo.
            Pode servir para:
             - Discussão de temas relativos ao conteúdo, com mediação;
             - Mini-Blog, onde cada aluno tem um tópico para criar sua página pessoal;
             - Wiki, para construção de texto de modo colaborativo;
             - Mural , onde os alunos expõem seus trabalhos;
             - Espaço de reflexão coletiva ou discussão de texto;
             - Estudos de caso. e
             - Construção de trabalhos ou projetos, etc.

          • Tarefa

            O módulo de atividade permite a atribuição de um Instrutor em comunicar tarefas, recolher o trabalho e fornecer notas e comentários.

            Os alunos podem apresentar qualquer conteúdo digital (arquivos), como documentos de word-processados, planilhas,  imagens ou áudio e videoclipes Ao analisar os trabalhos, os professores podem deixar comentários de feedback e fazer upload de arquivos, como marcar apresentações dos alunos, documentos com comentários ou feedback de áudio falado. Atribuições podem  ser classificadas de acordo com uma escala numérica ou customizada. Notas finais são registradas no diário de classe.

          • Questionário

            O Questionário permite elaborar questões com diferentes formatos de resposta (V ou F, escolha múltipla, valores, resposta curta, etc.) e possibilita, entre outras coisas, escolher aleatoriamente perguntas, corrigir automaticamente respostas e exportar os dados para Excel. Além disso, é muito  usado como exercício de fixação de conteúdos ou para avaliação breve.

          • Chat

            O Chat permite uma comunicação escrita síncrona, em tempo real, entre professores e alunos.
            Pode ser útil como espaço de esclarecimento de dúvidas, ou para um bate-papo com um convidado, por exemplo. A sessão de chat pode ser agendada, com horário de início e fim. Os registros do chat ficam disponíveis para consulta posterior.
            Quando bem sucedido, pode ter impacto na aprendizagem.

          • Pesquisa de Opinião

            A pesquisa foi projetada para monitorar as práticas de aprendizagem online e verificar em que medida estas práticas se configuram como processos dinâmicos favorecidos pela interação.

            O objetivo é desenvolver uma avaliação dos percursos de aprendizagem online. Com base nos resultados destes questionários, pode-se identificar os fenômenos sociais e as tendências individuais que caracterizam os processos de aprendizagem ao longo da atividade, com o objetivo de avaliar a adequação das práticas adotadas e otimizar estes processos.

          • Trabalho em Grupo

          • Sala Virtual Externa

            A Sala Virtual Externa tem por objetivo disponibilizar um Ambiente Virtual no AVPIMA, para a realização de Atividades, voltadas para Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente, de interesse de alguma Organização Militar do Exército Brasileiro.